in Uncategorized

Mineração de Dados nos Esportes

Para quem não assistiu o filme Moneyball vale a pena assistir como é um trabalho de um cientista de dados aplicado ao esporte. De forma muito satisfatória mostra a história do Oakland Athletics após a análise estatística sobre os atributos de jogadores que estariam subvalorizados pelo mercado de transações.

Nesta entrevista do professor Jim Albert  é apresentado um panorama muito interessante para quem deseja aplicar métodos estatísticos, bem como mineração de dados no domínio esportivo.

Write a Comment

Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Olá bom dia. Meu nome é Alexandre, sou formado em Educação Física na Unesp de Rio Claro e trabalho com esporte, coordenando a Secretaria de Esportes de Rio Claro
    Tenho visitado esta página sobre mineração de dados frequentemente, estou interessado em realizar Mestrado na Unesp com um professor de Ciência da Computação, com o tema de mineração de dados, tentado avaliar quais variáreis interesse na formação de futuros atletas, quais vivencias, conteúdos etapas ele deve passar para chegar com 21 anos com características que dêem uma previsão de como pode ser tornar atleta, é mais ou menos por esse caminho, devido a essa onde de eventos esportivos que tanto se fala hoje no país.
    Portanto tomei a liberdade de perguntar uma orientação, algum livro, algum artigo (já li alguns aqui na pagina) que possa me indicar seria de muita valia.
    Grato pela atenção,