Quando nem os mais seniores sabem para onde ir na era da IA
2026 Jan 01Quando nem os mais seniores sabem para onde ir na era da IA
Nessa conversa com o Christiano Milfont do Canal ProdOps falamos um pouco de maneira bem informal sobre alguns aspectos do desenvolvimento com o advento da Inteligência Artificial.
A nossa pauta foi a seguinte:
1) Mercado e Consolidação da IA
Falamos um pouco de como o modelo por projeto está com os dias contados em que não faz mais sentido em termos de linha do tempo, ter projetos de anos com o custo de construção e experimentação caindo em ordens de magnitude.
2) Tendências Técnicas para 2025/2026
A minha aposta vai ser ainda em relação aos Agentes, dado que existe uma quantidade muito grande de tarefas de baixa relevância e que envolve consistência e repetição em que os agentes vão brilhar.
Ao menos pra mim eu tenho certeza que a próxima linha não vai ser apenas de produtividade, mas os agentes vão vir em um primeiro momento para agumentação, mas posteriormente para reduzir atividade laboral humana.
Um ponto de contenção que tivemos foi em relação ao MCP (Model Context Protocol), em que eu acredito que é um padrão bom de interoperabilidade entre LLMs e aplicações/dados em contextos legados, mas que ainda temos dúvidas se esse vai ser o padrão.
Um aspecto que falamos é que Engenharia de Dados (Data Engineering) ainda continuará sendo a pedra fundamental de IA dado que não tem como ter IA sem dados.
Um outro ponto de contenção foi em relação ao Vibe Coding, em que eu penso que estamos no sweet spot ideal entre abstrações entre saber programação e linguagem de máquina.
3) Impacto na Carreira e Perfil Profissional Para os Juniores o cenário hostil, e grande parte das tarefas de baixa relevância que podem ser automatizadas IA pode e vai tomar conta.
Eu penso que a melhor forma de entrar e se manter na área vai ser “vendendo pás” em corrida pelo outro, i.e. ir em atividades como engenharia de dados, tnfraestrutura e SRE (Site Reliability Engineering) ao invés de ir para Data Science ou Machine Learning Research.
Para os seniores o ganho de alavancagem mudou o jogo, mas quem se recusar a entender e usar no dia dia vai ficar para trás e vai se tornar intencionalmente obsoleto.
Eu penso que IA meio que terraplanou o terreno e em uma analogia, até o Batman agora pode voar, e o diferencial é como usar esse novo conjunto de poderes no dia dia, dado que algumas habilidades antes exclusivas foram totalmente diluídas.
4) Estratégias de Aprendizado
O Milfont colocou uma estratégia interessante que eu uso ocasionalmente que é utilizar a certificação como um modelo de roadmap mínimo de conhecimento. No caso dele ele utilizou certificações de dados das grandes nuvens como mapa de estudos.